quinta-feira, 6 de setembro de 2007

KUNDALINI O FOGO SAGRADO...


Profa. Nilza KingutiFitoterapeutaE-mail: nilzakin@yahoo.com.br


OS CHAKRAS
O QUE SÃO CHAKRAS?



Chakras são centros de recepção de energia. São rodamoinhos de energia vibrante e colorida. Os chakras espalham-se ao longo da coluna vertebral e da cabeça em sete pontos diferentes.
Vamos conhecer como esses poderosos centros energéticos influenciam nossa saúde e nossas emoções.
Durante milênios, os chakras permaneceram desconhecidos aos olhos dos ocidentais.
Revelados apenas a quem tinha uma visão clarividente e eram capazes de detectar esses brilhantes rodamoinhos de cor e energia espalhada ao longo da coluna vertebral, eles foram ignorados pela ciência até o final deste século, quando disciplinas orientais, como meditação e ioga, chegaram ao Ocidente.
A existência dos chakras já era apontada em antigas escrituras indianas que insistiam no seu importante papel na saúde, nas emoções e nos sentimentos do ser humano.
A função dos chakras é fazer a ligação do campo energético que circunda o ser humano com o corpo físico. Eles se conectam com o sistema nervoso, as glândulas endócrinas e órgãos vitais.
Cada um possui uma tonalidade dominante e gira no sentido horário. Quando equilibrados, apresentam uma cor viva e brilhante; em desequilíbrio, tornam-se turvos e podem influir na formação de doenças.
Vamos conhecer as características de cada chaKra, sua cor, seu nome e sua localização.

SÉTIMO CHAKRA - CHAKRA DA COROA
Localizado no alto da cabeça, sua cor é violeta.
Ligado a mais alta espiritualidade, esse centro energético ancora a centelha divina que habita o ser humano. É a sede da alma, a fonte da mais pura consciência. Na tradição indiana, ganha o nome de chakra das mil pétalas, pois se abre como uma flor de lótus no alto da cabeça em tons que vão do violeta ao branco-brilhante.
Na Índia, acredita-se que ao encarnar o espírito penetra o corpo pelo centro coronário, iniciando sua descida na matéria até atingir o chakra básico, no final da coluna vertebral e ali se enraizar.
O chakra da coroa ou coronário é responsável pala transmutação da energia, principalmente a emocional. Muitas tradições utilizam a visualização da cor violeta para ativá-lo, transformando, assim, sentimentos negativos como raiva, inveja e ciúmes, em emoções positivas. Ele atua sobre o sistema nervoso central e está ligado à glândula pineal, que conecta o nosso corpo físico ao mundo espiritual.
Corresponde à integração da personalidade total de um indivíduo com a vida e os aspectos espirituais da humanidade.

SEXTO CHAKRA - FRONTAL OU TERCEIRO OLHO
Localizado entre nossas sobrancelhas, sua cor é índigo.
Relacionado com a visão clarividente e a percepção intuitiva, esse vórtice energético tem ligação com a sabedoria profunda e os poderes psíquicos.
Sua cor lembra a profundidade da noite, a sabedoria do feminino, a fertilidade da lua nova, o oculto e o misterioso. O poder da profecia e da ampla compreensão dos significados dos sonhos está associado a esse chakra.
Meditar e visualizar o índigo, sua cor básica, permite enxergar o sentido mais profundo de uma situação, auxiliando a tomada de decisão.
Está localizado entre as sobrancelhas (um pouco acima), mas tem ligação com o cérebro, onde ficam o hipotálamo e a glândula pituitária, relacionados com o nosso mental e psíquico. Quando não está equilibrado, esse chakra pode gerar excesso de fantasia, sensação de isolamento e depressão. Fazemos tudo ao contrário do que pensamos fazer. Quando está em harmonia, nos ajuda a colocar em prática todas as nossas idéias criativas e a concretizá-las.

QUINTO CHAKRA - CHAKRA LARÍNGEO OU DA GARGANTA
Está localizado no centro da garganta, sua cor é azul.
A delicadeza do tom azul está relacionada a esse chakra, que representa a comunicação de idéias entre os homens. Também se relaciona à ligação entre o plano físico e espiritual por meio da oração e dos mantras (sons sagrados).
Entre os indianos, a cor azul é um atributo divino. Esse centro energético, ligado ao elemento ar, está ligado à inteligência e à expressão artística. Estimula o aproveitamento das oportunidades que surgem durante a vida e a manifestação dos talentos internos.
É um chaKra vital para os comunicadores, professores, artistas e atores. Bem equilibrado, esse centro energético traz calma, relaxamento e confiança. A renovação celular depende do seu bom funcionamento. Além da mucosa dos tecidos, das vias respiratórias, rege a glândula tireóide e as paratireóides.
Quando em desarmonia, gera sentimento de fracasso, medo de sair em busca do que se deseja, seja amizade, relacionamento profissional ou pessoal.

QUARTO CHAKRA - CHAKRA CARDÍACO
Está localizado no centro do peito, acima das mamas, sua cor é o verde.
Saúde e amor incondicional entrelaçam-se nesse chakra. Ele é o veiculo pelo qual amamos não so os nossos companheiros e amigos, mas toda a humanidade. É o centro energético que metaboliza a energia do amor mais espiritualizado e da compaixão.
O chakra cardíaco está ligado a todos os sentimentos sutis do ser humano: carinho, ternura, afeto e compreensão amorosa.
Não é por acaso que nossos sentimentos mais profundos parecem localizados no coração. Ele realmente responde a esse chakra.
Os tons de esmeralda desse chakra estimulam o poder de regeneração da natureza, promovendo a saúde e a cura. Como está no meio da seqüência dos sete centros energéticos principais do corpo humano, também se associa ao equilíbrio.
Quando está harmonizado, permite que tenhamos sentimentos cordiais de amor para com os outros e abertura da vida. Toda a energia usada por um curador com as mãos passa por esse chakra. Quando em desequilíbrio, afeta toda a área e pode favorecer o aparecimento de doenças cardíacas. Provoca também sentimentos desarmônicos como ciúmes e inveja.

TERCEIRO CHAKRA - CHAKRA DO PLEXO SOLAR
Localizado na boca do estômago, de cor amarela.
Aqui se concentra a energia vital do corpo conectada à energia solar.
Esse chakra brilha como um pequeno sol, absorvendo o prana (ou chi, energia vital cósmica) que é enviado para todo o corpo. Chamado também de chakra esplênico, é ligado ao baço que, segundo os indianos, e o órgão responsável pela energia do corpo físico, além do pâncreas e das suprarrenais.
É a sede do poder, da força de vontade. Como toda a energia ligada ao Sol e ao elemento fogo, a força que circula nesse centro energético está relacionada à alegria, calor humano, esplendor e cordialidade. Relaciona-se com o estado mental do individuo regulando os processos emocionais através da mente. Quando em desequilíbrio, há entraves em relação aos sentimentos, medo de sentir algo e separa o amor do sexo.

SEGUNDO CHAKRA - CHAKRA UMBILICAL
Está localizado abaixo do umbigo, com cor laranja.
A sexualidade mora aqui. E também o processo de socialização entre as pessoas, a alegria esfuziante, o prazer de viver e a vontade de celebrar.
Localizado cerca de três dedos abaixo do umbigo, relaciona-se também às emoções e ao corpo astral.
É diretamente associado aos órgãos genitais e a seus hormônios. A vitalidade, a sensualidade e a reprodução também podem ser associadas a esse centro energético. Representa a quantidade de energia sexual que uma pessoa tem.
Quando harmonizado, permite dar e receber prazeres físicos, mentais e espirituais.
Conecta a pessoa consigo mesma e a leva a sentir o desejo de uma união física, rompendo preconceitos e condicionamentos. O abandono mútuo na relação sexual permite a união dos aspectos físico e espiritual. Em desarmonia, a pessoa não expressa claramente o impulso sexual privando-se, desse modo, da nutrição, comunhão e contato físico com outro corpo.

PRIMEIRO CHAKRA - CHAKRA BÁSICO OU CHAKRA DA RAIZ
Localizado no períneo, entre o ânus e os genitais, de cor vermelha.
A energia mais material e concreta do corpo localiza-se na base da coluna, perto dos órgãos genitais.
Esse chakra fornece a forca necessária para a concretização e a materialização dos nossos pensamentos e desejos. Está associado ao elemento Terra e muitas vezes é simbolizado por um elefante (na cultura indiana).
É o vórtice pela ação, pelo impulso inicial – nesse sentido também se associa à paixão.
Emocionalmente, está ligado ao destemor, mas também à paciência e solidez. Associa-se a símbolos de nobreza e majestade, mantos e tronos de reis que são vermelhos. Significa consciência terrena. Relaciona-se com o desejo de viver na realidade física. É a primeira manifestação da forca no mundo físico.
Em desequilíbrio, esse centro energético pode gerar agressividade e irritação.
No corpo, está ligado às gônadas, onde é criado o sêmen, a circulação sangüínea e a coluna vertebral.
Recarrega os sistemas energéticos e contribui para a expansão da própria energia em relação a tudo que o rodeia. Torna o ser presente e outorga a sensação de estar aqui e agora.
Obs.: Este mapa pode ser adquirido no site
www.belezain.com.br/lojaou pelo telefone (11) 6601-1337 / 6604-2881